Agricultura

REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PESCA PARTICIPAM DE ATIVIDADES EM CODÓ-MA

O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo e técnicos que integram a equipe da secretaria, estiveram no município de Codó-MA acompanhando as atividades do Serviço de Inspeção Municipal-SIM, desenvolvido há mais de 15 anos naquela cidade e também visitando áreas onde os agricultores cultivam diversas variedades de alimentos com a tecnologia biofortificada.

O Serviço de Inspeção Municipal foi criado através da Lei nº 719/2018, sancionada pelo Prefeito Américo de Sousa e está em fase de implantação em Coelho Neto. O SIM possibilitará ao agricultor oferecer alimentos dentro dos critérios sanitários, vender para o governo, aumentar a produção e contribuir para a geração de emprego e renda.  Os agricultores poderão fornecer produtos como: polpa de frutas, leite, peixe, bolos e doces para os órgãos públicos. Em Codó, a equipe acompanhou passo a passo de como funciona o serviço.

Durante a visita ao povoado Barro do Saco, a equipe adquiriu sementes de feijão das variedades aracê e tumukumaque, milho BRS 4104 e macaxeira jari e dourada, todas biofortificadas e produzidas em Codó. 

Mais ricos em nutrientes do que às variedades tradicionais, os alimentos biofortificados fazem parte de uma tecnologia aplicada pela Embrapa e estão cada vez mais conhecidos e presentes na mesa do agricultor familiar.

A ideia da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca é multiplicar as sementes biofortificadas que foram recebidas e posteriormente serem distribuídas aos agricultores familiares de Coelho Neto. 

Acompanharam o secretário Albertino, o Engenheiro Agrônomo Edvaldo Aguiar e o Técnico Agrícola, João Batista.

Mais em Agricultura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!